Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A Academia de Dança de Espinho foi criada em Janeiro de 2010 pelos professores Ana Oliveira e Vasco Neves, após sete anos a funcionar como Escola de Danças de Salão de Nogueira da Regedoura. A funcionar nos espaços da Associação Académica de Espinho, dedica-se ao ensino das Danças de Salão nas suas vertentes social e competitiva. Esta, conhecida como dança desportiva, concretiza-se na preparação de crianças e jovens para a participação em competições nacionais, internacionais e espectáculos.
Ana Pais Oliveira é licenciada em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Frequenta o Doutoramento em Arte e Design na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Obteve o “Prémio Eng. António de Almeida” para a melhor licenciatura em pintura do ano lectivo 2004/2005, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Exerce a profissão de artista plástica (currículo artístico completo em www.anapaisoliveira.com), é dançarina federada na Federação Portuguesa de Dança Desportiva e lecciona Danças de Salão e Dança Desportiva (Competição) desde Outubro de 2002.
Leccionou danças de salão e dança criativa no infantário e sala de estudo Palmo e Meio, no Porto, a crianças dos três aos oito anos de idade (2005/2006). Foi professora de danças de salão no âmbito das A.E.C.s (Actividades de Enriquecimento Curricular) em quatro escolas de primeiro ciclo do concelho de Espinho (2007/2008). Foi animadora/formadora de dois Cursos de Educação e Formação (CEF), no âmbito das artes plásticas e das danças de salão, na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Couto Mineiro do Pejão, Oliveira do Arda (2008/2009).Foi responsável por um workshop de danças de salão a uma turma de 12º ano da Escola Arquitecto Oliveira Ferreira, Arcozelo (2009).
Vasco Neves é licenciado em Educação Física e Desporto – Opção Complementar de Desporto de Recreação e Tempos Livres pela Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Obteve o “Prémio Eng. António de Almeida” atribuído pela melhor licenciatura do ano lectivo 2002/2003, em Desporto e Educação Física, na FCDEF-UP. Fez o projecto de doutoramento na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, orientado pelo Prof. Doutor José Alberto Duarte, na área de investigação de Treino Desportivo, Saúde e Condição Física – Fisiologia do Exercício. É professor de Educação Física, atleta federado na Federação Portuguesa de Dança Desportiva e lecciona Danças de Salão e Dança Desportiva (Competição) desde Outubro de 2002.
Obteve o Certificado de Formador através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Didáctica Específica (Educação Física) e Práticas do Desporto Escolar. Foi prelector num Workshop destinado a alunos da Escola Profissional de Música de Espinho sobre a Valsa Vienense (2004), prelector na Acção de Formação “Danças de Salão – a importância nos currículos escolares”, realizada na Escola com 3º Ciclo/Secundária de Júlio Dinis de Ovar (2005) e é formador de professores de Educação Física em Acções de Formação creditadas pela Associação Portuguesa de Professores de Educação Física (APPEFIS), sobre o ensino da Dança de Salão na escola.
Entre 1999 e 2001 completaram os cinco primeiros níveis de dança social (15 meses).
Em 2001 iniciaram a competição na modalidade, tornando-se federados e representando a Associação de Dança Desportiva da Beira Litoral em várias competições nacionais (Ranking Nacional e Taça de Portugal) e internacionais.
Entre os principais resultados competitivos destacam-se: 1º lugar no Ranking Nacional das 10 Danças, Escalão Adultos Intermédios (2003); 3º lugar no Ranking Nacional de Latinas, Escalão Adultos Intermédios (2003); 2º lugar no Ranking Nacional de Clássicas, Escalão Adultos Intermédios (2003); 1º lugar no 4º Lisboa Open, escalão Adultos Intermédios (Lisboa) - 2003; 1º lugar no Ranking de Latinas no escalão Adultos Open (2004); 2º lugar na Final da Taça de Portugal de Latinas. Escalão Adultos Open (2004); 2º lugar na Final da Taça de Portugal de Latinas, Escalão Adultos Internacionais (2007); 3º lugar no Campeonato Nacional, Escalão Adultos Internacionas (2007); 7º lugar na Final da Copa Ibérica, Lisboa (2007); 13º lugar no 10º Festival Internacional “Cidade do Porto”, Pavilhão Rosa Mota, num total de 68 pares nacionais e estrangeiros (2008); 18º lugar no Portugal Open 2008, num total de 56 pares nacionais e estrangeiros (2008).
Participaram em várias competições internacionais de renome: Spanish Open em Salou (Espanha) – IDSF International Open Latin e Adult Amateur Rising Stars, nos anos 2004, 2005,2006,2007 e 2008; IDSF Summer Festival 2005 em Lloret de Mar, Espanha; IDSF Open Latin, Pontevedra, 2006; Fiesta Mediterranea 2006 – IDSF Grand Slam, Barcelona; Portugal Open 2006, 2007 e 2008 (Lisboa), 6º, 7º,8º,9º e 10º Festival Internacional Cidade do Porto; German Open 2007 e 2008, Estugarda, Alemanha.
Em 2002 deram início ao ensino da dança de salão, criando a Escola de Danças de Salão de Nogueira da Regedoura, onde se formaram vários atletas de competição que ainda hoje estão connosco na Academia de Dança de Espinho e que têm alcançado excelentes resultados.
São professores reconhecidos e recomendados pela U.K.A (United Kingdom Alliance of Professional Teachers of Dancing), tendo obtido o diploma de Associate – Latin – com a nota mais elevada, Highly Commended e de Associate – Standard Ballroom com as notas Commended (Ana Oliveira) e Highly Commended (Vasco Neves).
Foram convidados para coreografar três peças tocadas pela Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho, para o Concerto/Espectáculo "O que é uma Big Band?", na Casa da Música do Porto.
Mantêm formação contínua com o professor José Carlos Rodrigues, Júri Internacional, participando igualmente em workshops e training camps, onde já tiveram formação com Susan Walker, David Roberts, Ralph Mueller, Nick Kremishenski e Stefano Di Filippo.
Sem comentários:
Enviar um comentário